Um sistema de inovação é o conjunto de todas entidades, aspectos e fatores que influenciam o desenvolvimento, a difusão e o uso das inovações. Um sistema de inovação pode estar relacionado a um país, um setor econômico, a totalidade ou a uma parte de uma organização, uma rede de organizações ou organismos, ou qualquer rede de valor ou ecossistema de partes interessadas.
No âmbito de nacional, existem os Sistemas de Inovações Nacionais. Sendo este o “conjunto de instituições cuja interação determina o desempenho inovador das empresas nacionais”. (Nelson e Rosenberg, 1983).
Uma organização pode ter um sistema de inovação que produz novos valores (inovações) com eficiência. Mas isto não garante que este sistema de inovação seja eficaz, pois para ser eficaz, ele deve atingir os objetivos inicialmente planejados.
Segundo Clayton Christensen, em “O dilema da inovação”, muitas empresas muito eficientes em gerar valor, não são capazes se adaptarem a entradas de novas empresas com abordagens disruptivas e foram a falência.
Os resultados desejados (objetivos) de um sistema somente podem ser previsíveis e controláveis, se sua estrutura adote uma abordagem linear para as mudanças baseando-se em suposições simplificadas, permitindo assim o planejamento dos processos de inovação por meio de uma série de etapas, onde se controla as partes de forma a avançar em direção ao objetivo. Paradoxalmente, a natureza dos processos inovativos (disruptivos) são não lineares.
Devido a maior complexidade ao se tratar a inovação de forma sistêmica, considerando aspectos relacionados a sua evolução e a sua interatividade, demanda-se que a estrutura do sistema de inovação admita conexões abertas e capacidade de se adaptar, de maneira a permitir ampliar o seu alcance.
Para não incorrer no “dilema da inovação”, a política de inovação de uma organização deve considerar que seu sistema de inovação seja capaz de garantir sua perpetuidade, considerando a constante possibilidade de surgimento de fatores disruptivos que podem inviabilizar a sua operação atual futuramente. Muitas vezes para se entender uma ameaça é necessário estuda-la a fundo, a ponto de testa-la. Essa é uma tarefa muito desafiadora, dada a abrangência das possibilidades e dos custos envolvidos, somando-se a isto a imensa quantidade de alternativas e novas oportunidades que a organização poderá identificar. Em resposta a este desafio, é que se faz necessário a implementação de um Sistema de Gestão da Inovação no âmbito das organizações.