ISO 56002

Norma ISO 56002

A norma ABNT NBR ISO 56002: Gestão da inovação – Sistema de gestão da inovação – Diretrizes, teve sua primeira versão liberada pela ABNT em 2020. Esta norma é a versão válida em território brasileiro da norma ISO 56002.

Esta norma pertence a série de normas ISO 56000 – Gestão da Inovação.

A norma ISO 56002 fornece orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação.

Por se tratar de uma norma de sistema de gestão da ISO, ela apresenta uma estrutura que permite a organização alinhar ou integrar seu sistema de gestão da inovação às diretrizes ou requisitos de outras normas de sistema de gestão. Isto é bastante útil, pois a nomenclatura básica e conceitos dos termos utilizados são os mesmos em todas as normas.

A norma ISO 56002 é aplicável a qualquer tipo de organização, usuários ou parte interessada, sendo genérica quanto aos tipos e abordagens de inovação, não descrevendo as atividades, mas fornecendo uma orientação em um nível geral. Por se tratar de uma norma de guia, apresenta diretrizes e não requisitos, ferramentas ou métodos específicos para as atividades de inovação.

A norma ISO 56002 é baseada em princípios da gestão da inovação. Estes princípios básicos são:

  • Realização de valor;
  • Líderes focados no futuro;
  • Direção estratégica;
  • Cultura;
  • Exploração de ideias;
  • Gestão de incertezas;
  • Adaptabilidade;
  • Abordagem sistêmica.

Estes princípios, e suas implicações podem ser utilizados como um a lista de aspectos a serem verificados na implementação ou avaliação de um sistema de gestão da inovação.

A norma ISO 56000 pressupõe que sistemas operacionais de gestão de inovação bem organizados irão impulsionar o crescimento sustentado, a viabilidade econômica, aumentar o moral dos funcionários, manter um melhor retorno sobre o investimento, reduzir as taxas de rotatividade e aumentar a participação da organização no mercado. Organizações inovadoras têm a capacidade de entender melhor o mercado para projetar com precisão as tendências futuras. O foco das organizações inovadora na qualidade dos resultados dos projetos e na minimização do número de problemas, permitem que a organização se concentre menos nos problemas e mais nas oportunidades de melhoria. Uma organização inovadora depende muito da capacidade criativa de todos os funcionários, principalmente para tomar decisões de risco prudentes.

Uma abordagem de melhoria contínua é recomendada na implementação de um sistema de gestão da inovação, de maneira a potencializar a evolução deste sistema. Para isto, existe um ciclo básico que todas as atividades de inovação devem incluir, independentemente do porte da empresa ou do objetivo da inovação individual e passam por:

  1. Identificar uma oportunidade;

  2. Criar uma maneira de aproveitar a oportunidade;

  3. Iniciar uma ação para aproveitar a oportunidade;

  4. Alterar o valor de algo relacionado à oportunidade (modificar ou redistribuir o valor).

A norma ISO 56002 orienta sobre a necessidade de se implementar uma série de processos relacionados as atividades de inovação em todos os níveis da organização, a começar pela contextualização da organização, seus objetivos e gestão estratégica. Estes aspectos devem direcionar as demais atividades.

A norma ISO 56002 também orienta que os processos devem ser sustentados por referências organizacionais formais, os quais definem, comunicam e orientam as atividades de inovação da organização.

A norma ISO 56002, por se tratar de uma norma de diretrizes, não é uma norma que admite que uma organização seja certificada com relação a ela. A certificação é considerada apenas para normas de requisitos.