A Norma ISO 56001: Innovation management system – Requirements, ainda não existe. Ela está em desenvolvimento pelo comitê ISO/TC 279. Seu atual estágio de evolução pode ser verificado na página do comitê ISO/TC279.
É importante esclarecer, que somente normas de requisitos, como será o caso da norma ISO 56001, admitem ser certificáveis, diferentemente da Norma ISO 56002 que por ser uma norma guia (de diretrizes) não pode ser usada para fins de certificação.
Existe uma grande expectativa por diversos atores do ecossistema de inovação para a possibilidade de empresas e outras organizações certifiquem seus sistemas de gestão da inovação em acordo com uma norma ISO. A expectativa é de que a norma ISO 56001 seja liberada em 2023.
Requisitos de um Sistema de Gestão da Inovação
Um requisito é uma necessidade ou expectativa que é declarada, geralmente implícita (subentendida) ou obrigatória. Um requisito especificado é aquele que é declarado, normalmente em documento.
Em um Sistema de Gestão da Inovação, a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da inovação e melhorar continuamente a sua eficácia, de acordo com os requisitos estabelecidos em uma referência, no caso sugerido, uma norma.
Assim, uma organização deve:
- Definir o escopo das atividades de inovação;
- Determinar o modo como irá cumprir os requisitos;
- Documentar de forma regular, as atividades associadas ao sistema de gestão da inovação em estrutura independente.
A organização deve possuir uma política de inovação que defina as intenções da organização em relação as atividades de inovação.
Um Sistema de Gestão da Inovação requer um profundo envolvimento dos altos gestores da organização e o estabelecimento de uma estrutura de responsabilidades.
O Sistema de Gestão da Inovação deve possuir atividades de estabelecimento e manutenção de uma cultura organizacional para a inovação.
Caso a organização opte por subcontratar atividades contidas ou que possam afetar o escopo do sistema de gestão da inovação, esta deve assegurar o controle destas atividades, devendo estes ser identificados pelo sistema de gestão da inovação.
A organização deve estabelecer procedimentos para a captação, análise, avaliação e seleção de oportunidades de inovação. A estes processos é necessário associar os fatores de risco e critérios de viabilidade técnico econômicos.
As organizações devem estabelecer procedimentos para documentar de forma e avaliar de forma rastreável, os resultados das atividades e projetos de inovação. A isto se inclui a avaliação dos resultados financeiros, vantagens competitivas e os benefícios alcançado, oriundos da inovação.
Implementação de Sistema da gestão da Inovação
Por se tratar de uma norma de sistema de gestão da ISO, a norma ISO 56001, deve apresentar uma estrutura que permite a organização alinhar ou integrar seu sistema de gestão da inovação às diretrizes ou requisitos de outras normas de sistema de gestão. Isto é bastante útil, pois a nomenclatura básica e conceitos dos termos utilizados são os mesmos em todas as normas.
A coisa mais importante para o futuro de sua empresa não é ela ter um certificado, mas possuir um Sistema de Gestão da Inovação eficiente e eficaz. Desta forma sua empresa não precisa da existência de uma norma de requisitos para ter um Sistema de Gestão da Inovação.
A norma ISO 56002 é o guia ideal para orientar a implementação de um sistema robusto de gestão da inovação. Caso no futuro a empresa entenda ser necessário certificar seu Sistema de Gestão da Inovação, isso ocorrerá com maior naturalidade.
Os temas ISO 56002, implementação e certificação, são tratados em seções específicas neste website.