Inovação: É o resultado de algo que traz um novo valor.
Inovar: É o ato de realizar ou produzir uma inovação.
Estas são as definições utilizadas pelo Innova Manager. Diversas variações podem ser encontradas, muitas delas mais abrangentes ou detalhadas. Algumas destas referencias são citadas no texto abaixo.
Para um maior formalismo e entendimento não só do termo inovação, mas dos termos associados a inovação, recomendamos o uso do termo conforme nomenclatura apresentada pela norma ABNT NBR ISO 56000.
Internacionalmente as definições contidas no Manual de Frascati da OCDE também são amplamente utilizados.
O conceito de inovação foi introduzido na primeira metade do século 20 pelo economista Joseph Schumpeter. Na obra “Teoria do ciclo econômico” ele considera que para que a economia sai de um ponto de equilíbrio e entre em uma disparada, é necessário o surgimento de alguma inovação do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio. Schumpeter também criou o conceito da “Destruição criativa” que considera que tanto o mercado quanto as inovações são cíclicas, e tendem a mudar sempre que uma ideia prevalece sobre uma ideia dominante. Assim a inovação seria algo que destrói o mercado atual com o surgimento de um novo mercado que é maior que o anterior.
Outro grande expoente dos conceitos de inovação foi Clayton Christensen, com sua obra “O dilema da inovação”. Sua premissa é de que as razões pelas quais muitas empresas se tornavam bem-sucedidas, eram as mesmas que causavam a sua queda. As empresas ficavam tão focadas em continuar fazendo as mesmas coisas que elas já faziam há décadas que se tornavam cegas à chegada de empresas menores, mais rápidas e mais inovadoras. Essas companhias menores ganham mercado rapidamente através de produtos e serviços disruptivos.
Sendo o conhecimento a base da geração de riquezas nas sociedades avançadas, é no processo inovativo que se encontra os meios para se transformar o conhecimento em desenvolvimento econômico.
Desta forma, para o sucesso de uma empresa, é imperativo que esta se adapte as novas percepções de valores dos mercados, sendo inovadora.
O valor de uma inovação é relativo e determinado pela
percepção das partes interessadas e aos ganhos oriundos da satisfação de
necessidades e expectativas, em relação aos recursos utilizados. O valor pode
ser financeiro, ou não financeiro, neste caso quando representarem por exemplo
uma percepção de ganho social ou ambiental.
A inovação pode ser identificada de diferentes maneiras como:
Inovação de produto: Introdução no mercado de produtos ou serviços, que incluem alterações significativas em suas especificações técnicas, componentes, materiais ou características funcionais.
Inovação de processo: Implementação e uso de novos ou significativamente melhorados processos de fabricação, logística ou distribuição.
Inovação organizacional: Implementação e uso de novos métodos organizacionais, na gestão de um negócio, organização do trabalho ou em suas relações externas.
Inovação de marketing: Implementação e uso de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas na percepção do valor pelos clientes através do design do produto, sua embalagem, preço, distribuição e promoção.
As inovações também podem ser caracterizadas com relação ao seu nível de impacto, como:
Inovação Incremental: caracterizada pela introdução de alterações pouco significativas em produtos ou serviços que se destinam ao mercado alvo atual da empresa.
Inovação Disruptiva: é a inovação que permite a criação de um novo mercado ou mudança de paradigma da cadeia de valor existente.