Ao implementar um sistema de gestão da inovação, haverá uma indução e o aumento de dados, informações e conhecimentos. Logo, para se benificiar desta evolução, a organização necessita possuir um sistema de gestão do conhecimento forte, caso contrário, o potencial do sistema de gestão da inovação será limitado.
Embora esta necessidade seja clara, a norma ISO 56002 não a enfatisa. Para InnovaManager a Gestão do Conhecimento necessita ser entendida como um dos principios essenciais do Sistema de Gestão da Inovação. Requisitos para um Sistema de Gestão do Conhecimento são estabelecidos pela norma ISO 30401.
O conhecimento é um ativo organizacional intangível que precisa ser gerenciado como qualquer outro ativo. Conforme a norma ISO 30401, o conhecimento precisa ser desenvolvido, consolidado, retido, compartilhado, adaptado e aplicado para que os trabalhadores possam tomar decisões eficazes e tomar ações alinhadas, resolvendo problemas com base na experiência do passado e em novos insights sobre o futuro.
- A gestão do conhecimento requer uma abordagem holística para melhorar o aprendizado e a eficácia por meio da otimização do uso do conhecimento, a fim de criar valor para a organização.
- A gestão do conhecimento deve apoias o processo existente e as estratégias de desenvolvimento. Como tal, precisa ser integrado as diversas funções organizacionais
O conhecimento organizacional é um diferencial importante para a eficácia, maior colaboração e competição e esta alinhado com o conceito de “Nova Economia”, o qual é baseia-se na geração de valores baseada em ativos intelectuais.
As organizações não podem mais contar com a difusão espontânea de conhecimento para acompanhar o ritmo das mudanças. Em vez disso, o conhecimento deve ser deliberadamente criado, consolidado, aplicado e reutilizado mais rápido do que a taxa de mudança.
Para as pessoas, um maior acesso ao conhecimento criará oportunidades para o desenvolvimento profissional das pessoas da organização por meio de aprendizado, práticas e intercâmbios.
O desgaste e a rotatividade da força de trabalho na sociedade atual têm implicações para a gestão do conhecimento. Em muitas organizações, o conhecimento crítico é frequentemente isolado e / ou retido por especialistas, correndo o risco de ser perdido quando a organização muda ou esses especialistas saem.
Existem muitas barreiras conhecidas para o sucesso da gestão do conhecimento que ainda precisa ser superadas, muitas confusões com outras disciplinas, como gestão de informações e muitos equívocos comuns sobre como fazer a gestão do conhecimento. Cada organização deve elaborar sua abordagem de gestão do conhecimento, com respeito ao seu próprio negócio e ambiente operacional, refletindo suas necessidades específicas e resultados desejados.
De uma forma conceitual, os princípios orientadores da Norma ISO 30401 são:
Natureza do conhecimento: o conhecimento é intangível e complexo; é criado por pessoas.
Valor: o conhecimento é uma fonte chave de valor para as organizações cumprirem seus objetivos. o valor determinável do conhecimento está em seu impacto no propósito organizacional, visão, objetivos, políticas, processos e desempenho. A gestão do conhecimento é um meio de desbloquear o potencial valor do conhecimento.
Foco: a gestão do conhecimento atende aos objetivos, estratégias e necessidades organizacionais.
Adaptável: não existe uma solução de gestão do conhecimento que se adapte a todas as organizações dentro de todos os contextos. As organizações podem desenvolver sua própria abordagem para o escopo de conhecimento e conhecimento gestão e como implementar esses esforços, com base nas necessidades e contexto.
Compreensão compartilhada: as pessoas criam seu próprio conhecimento por meio de sua própria compreensão da informação que eles recebem. Para um entendimento compartilhado, a gestão do conhecimento deve incluir interações entre pessoas, usando conteúdo, processos e tecnologias quando apropriado.
Ambiente: o conhecimento não é gerenciado diretamente; a gestão do conhecimento se concentra na gestão ambiente de trabalho, nutrindo assim o ciclo de vida do conhecimento.
Cultura: a cultura é fundamental para a eficácia da gestão do conhecimento.
Iterativo: a gestão do conhecimento deve ser faseada, incorporando ciclos de aprendizagem e execução.