A cultura de inovação tem sido um dos tópicos mais desafiadores e o que se apresenta como de enorme importância para um sistema de inovação robusto, e de fato, a cultura tem se mostrado uma das maiores barreiras para o desempenho da inovação.
Cultura são os padrões de comportamento consistentes e observáveis em uma organização. Assim, uma cultura organizacional é basicamente a soma de todas as práticas, processos, hábitos, valores, estruturas, incentivos e, naturalmente, pessoas, que a organização possui.
A norma ISO 56002 apresentas alguns aspectos a serem considerados para um sistema de inovação. Eles envolvem referências organizacionais, processo de liderança e de gestão de recursos humanos. Estes aspectos são provenientes do resultado de pesquisas realizadas com empresas inovadoras. Os pontos a serem considerados, não apresentam divergência dos encontrados em literaturas de administração de empresas.
As literaturas em geral apresentam os atributos encontrados nas organizações inovadoras como:
- Tolerância ao fracasso
- Incentivo a experimentação
- Segurança psicológica
- Colaboração
- Sem hierarquização
- Busca pelo aprendizado
Estes aspectos por si só não se sustentam em uma organização inovadora. Eles são considerados a parte fácil do contexto cultural, a parte difícil é o que cada um destes itens demanda para se sustentar.
- Ao se tolerar o fracasso, não se pode tolerar a incompetência;
- A experimentação exige grande disciplina;
- O trabalho colaborativo, demanda uma maior responsabilidade individual;
- A ausência de níveis hierárquicos, requer uma liderança forte;
- A segurança psicológica, requer conforto com muita franqueza;
- Não basta apenas aprender muito, executar é um dever.
De acordo com Gary P. Pisano da Harvard Business School, a cultura da inovação pode ser descrita como muito divertida, e até apresentada pelo marketing de muitas empresas inovadoras sobre seus ambientes para a inovação, por exemplo, permitir que os funcionários possam dormir em um “puff” confortável durante o trabalho, disponibilizar uma mesa de bilhar, máquinas que oferecem bebidas gratuitamente, despertam a ideia de um comportamento fácil de se gostar e recebem muita atenção, mas são apenas um lado da moeda. Eles devem ser contrabalançados por alguns comportamentos mais duros e menos divertidos. Culturas inovadoras são paradoxais. “A menos que as tensões criadas por este paradoxo sejam cuidadosamente administradas, as tentativas de criar uma cultura inovadora irão falhar”. (Garry P. Pisano)
É muito importante que os líderes entendam que a cultura não é apenas um sentimento caloroso e difuso, ou um resultado final de uma declaração de valor bem formulada, mas uma representação muito concreta do que realmente acontece na organização, especialmente quando alguém não está lá para dar instruções explícitas. Assim, uma cultura de inovação é simplesmente uma cultura organizacional que valoriza e apoia a inovação, para que as pessoas possam fazer a inovação acontecer em toda a organização.
Uma cultura que leva à inovação não é boa apenas para os resultados financeiros de uma empresa. Estes ambientes também são valorizados pelos seus integrantes em pesquisa sobre os melhores locais para se trabalhar.